caedjus.com

Entrevista com Leonildes Boavista Marques – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2020

A entrevistada desta vez é Leonildes Boavista Marques.

Leonildes Boavista Marques é Doutoranda em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em direito público (2012) e em direito privado (2012) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em contabilidade pela Faculdade Internacional Signoreli. Possui graduação em direito (2010) pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI) e em ciênciacontábeis (2004) pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). É professora efetiva de DIREITO da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenadora do GT Crimes e Segurança Pública do CAED-Jus 2020.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculada ao departamento de Ciências Jurídicas, onde leciono nos cursos de direito, ciências contábeis e administração de empresas. Tenho publicações em diversas áreas: medicina, biotecnologia, direito e contabilidade.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O que mais me chamou a atenção no CAED-Jus foi ser um evento bem diversificado, que aborda todos os ramos do direito e principalmente engloba todas as ciências. É um dos poucos eventos que há um verdadeiro intercâmbio de conhecimento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Precisamos desmitificar a ideia de que crime e segurança pública estão ligados a “passar mão na cabeça de bandidos”. Minha principal missão é garantir que sejam respeitados os princípios da segurança jurídica e principalmente da dignidade da pessoa humana. Não podemos mais ser vistos como pessoas que simplesmente “defendem bandidos”. Defendemos direitos e garantias.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A principal dica que posso dar é: muita leitura e muito estudo. Somente com uma boa bagagem de leitura é possível escrever. E quando digo leitura, não devemos nos ater apenas naquela leitura que nos agrada. Pelo contrário. Devemos conhecer o que criticamos para podermos ter uma opinião formada e poder argumentar. E é aí onde mora nosso principal objetivo: ARGUMENTAR e jamais brigar.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.