caedjus.com

Entrevista com Larissa Pochmann – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2019

A entrevistada desta vez é Larissa Pochmann.

Larissa Pochmann é Pós-Doutoranda em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-graduanda em Direito Processual Civil e Gestão Jurídica pelo IBMEC-RJ. Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Universitária na graduação e na pós-graduação lato sensu do curso de Direito, lecionando Teoria Geral do Processo, Prática Cível e Direito Processual Civil. Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Advogada e Coordenadora do GT Solução de Conflitos e Processo do CAED-Jus 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Concluí a graduação em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em dezembro de 2010, tendo colado grau em janeiro de 2011. Em março de 2011, já cursava o Mestrado em Direito na Universidade Estácio de Sá (UNESA), vindo a defender a dissertação em novembro de 2012. No final do Mestrado, tive a oportunidade de ser selecionada para lecionar Direito Processual Civil na Universidade Candido Mendes (UCAM). Em agosto de 2013, tive a oportunidade de iniciar o Doutorado em Direito na Universidade Estácio de Sá (UNESA), tendo defendido a tese em julho de 2017. Em agosto de 2018, iniciei o Pós-Doutorado em Direito Processual na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde havia me graduado, e, ainda durante o ano de 2018, tive a oportunidade de lecionar na Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Módulo de Direito Processual Coletivo, na Pós-Graduação da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional). Em fevereiro de 2019, após aprovação em processo seletivo para docente, comecei a lecionar também na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus é um congresso moderno, com qualidade e acessível. O evento consegue reunir palestrantes nacionais e internacionais conceituados, das mais diversas áreas do Direito, superando a barreira da distância física, a um preço acessível. Além disso, é democrático, possibilitando a participação de todos os interessados e o oferecimento de bolsas sociais. Frisa-se, ainda, que, além da participação no evento, é possível ter o trabalho publicado em livro, o que aumenta a visibilidade do trabalho do pesquisador.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A solução de conflitos não passa apenas pelo acesso ao Poder Judiciário e o acesso ao Poder Judiciário também não se limita ao seu ingresso, mas sim a uma resposta jurisdicional adequada em um tempo razoável. Sendo assim, é preciso assegurar uma solução adequada dos conflitos, com o respeito às garantias constitucionais.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Muita leitura e reflexão são essenciais para a produção de bons textos. O pesquisador não pode se limitar a reproduzir aquilo que leu, devendo refletir criticamente sobre o tema antes de construir o seu próprio texto. Quando o texto estiver pronto, uma boa revisão também é essencial, para evitar que passem alguns deslizes de digitação e até mesmo de concordância. Depois, é sempre bom ver o resultado da pesquisa, comemorar a aprovação para publicação e, após alguns anos, revisitá-lo para avaliar se as conclusões ainda seriam as mesmas.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.