caedjus.com

Entrevista com Ivo Basílio da Costa Júnior– Coordenador de GT do CAED-Jus 2024

O entrevistado da vez é o Ivo Basílio da Costa Júnior.

Ivo Basílio da Costa Júnior é Médico e Advogado. Doutor em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (2016). Mestre em Clínica Obstétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1988, possuindo Diploma de Dignidade Acadêmica no Grau CUM LAUDE e em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UFRJ (1992). Professor Substituto de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre janeiro/2011 e dezembro/2013. Professor Substituto Adjunto A de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre julho de 2016 e julho de 2018. Professor Assistente de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis entre 1992 e 2007. Médico obstetra concursado da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1998. Membro do Grupo de Trabalho sobre Bioética e do Grupo de Trabalho sobre Direito Médico do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro desde outubro de 2018. Membro nomeado da Comissão de Direito Médico e da Saúde da 57a Subseção – Barra da Tijuca, da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro, desde 18 de outubro de 2022. É Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Escola da UFRJ desde março de 2007. Presidente da Comissão de Ética Médica da Maternidade Escola da UFRJ desde maio de 2022. Coordenador do Programa de Residência Médica em Obstetrícia da UFRJ de março de 2009 a julho de 2018 e atualmente desde fevereiro 2020.

Coautor de livros de Medicina e de Direito. É avaliador da Revista Brasileira de Políticas Públicas desde 2016 e avaliador da Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) desde 2016.

Já atuou como Coordenador do GT 9 – Teoria, interdisciplinaridade e pesquisa jurídica, no CAED-Jus de 2017, ocorrido entre 05 e 07 de julho. Nesse momento também é Coordenador do GT 01 – Direitos Humanos e Fundamentais.

Nesse momento, coordenador do GT: 1- Direitos Humanos e Fundamentais.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou médico formado há 35 anos, e venho atuando no SUS (Sistema Único de Saúde) desde a sua criação, em 1990. Sempre fui ligado ao ensino e pesquisa, o que me motivou a fazer o Mestrado em Medicina, e depois o Curso de Direito (2009) onde, mais uma vez ligado à pesquisa, conclui meu Doutorado em 2016. A vida universitária e a pesquisa sempre foram os estímulos a seguir em frente, tanto na área de saúde, como na área jurídica, duas paixões que abracei e não deixei mais.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus sempre foi pautado pela interdisciplinaridade, o que facilita em muito as diversas áreas, não só do Direito, como todas a áreas por onde o Direito habita, inclusive a saúde. É um Congresso que favorece o diálogo salutar entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do Direito e áreas correlatas. Sempre à frente de seu tempo, o CAED-Jus foi um dos pioneiros em Congressos online, muito antes da Pandemia do Covid-19, e essa fórmula vem se mantendo com grande sucesso até hoje.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática Direitos Humanos e Fundamentais, representada no GT 1, sempre foi importantíssima na concretização de direitos das pessoas e pedra basilar da dignidade humana. Em tempos tão conturbados, onde tais direitos são diuturnamente violados, o maior desafio do nosso GT é propor ideias e soluções para que esses direitos sejam cada vez mais protegidos e respeitados.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A dica principal é que produzam trabalhos que possam realmente contribuir para uma temática tão importante. Procurem em suas áreas de atuação a inspiração necessária para proteger e valorizar os Direitos Humanos e Fundamentais. E para uma produção textual acadêmica e de qualidade, nada mais importante do que um texto claro e coerente, onde as conclusões respondam as indagações da introdução e objetivos. E acima de tudo ao realizar um trabalho acadêmico: disciplina e organização!

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *